domingo, 21 de julho de 2013

Mente com Cristo: Fábrica de virtudes



Ei, cristão, guarde a sua mente! Sim, isto mesmo, guarde-a. Não a deixe caminhando pelos becos escuros, aqueles recantos mais profundos e insalubres que somente você e ela sabem como chegar e sair de lá. Sozinha, andando como cega, ela pode trair você! Traição é algo muito cruel, principalmente quando o traidor e a vítima são você próprio. Eu sei que você tem pensamentos que ninguém conhece, que não podem ser comunicados, passados a outros, mas são mantidos no cárcere da sua alma, lá quietinhos, mexidos só nas horas mais apropriadas. “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está?” (I Co. 2.11a). São tão imundos que você tem vergonha de você mesmo quando percebe no que está pensando.

            “Mente vazia é oficina do diabo”, como bem diz o ditado popular. No entanto, a mente ocupada por Cristo, influenciada pelo Espírito Santo, sabe em que deve e em que não deve pensar. Você, cristão convertido, sabe que peca quando elabora certas ideias, mas permanece em pecado quando pensa: “Ah, é só na minha mente, não tem problema”. Como você reagiria diante de Deus se Ele jogasse na sua cara todas as imagens que você projeta em sua mente? Todas aquelas historinhas interessantes que você inventa de vez em quando? Você sentiria vergonha? Acha que merecia ser fulminado instantaneamente? Se a resposta for sim, você não está sozinho. Acontece com todo cristão sincero.

            João, em sua primeira epístola, escreve para uma comunidade cristã as seguintes palavras: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós” (I Jo. 1.8). São palavras para crentes! Você já analisou seus pensamentos? Por que você quer tanto ser fortão nas historinhas que você inventa? Será que é por que você tem necessidade de chamar atenção das mulheres (lascívia)? Por que você quer tanto ter muito dinheiro? Não será por que você quer ser superior aos demais (soberba)? Por que sua mente sempre maquina o mal do próximo para que ele perca cargos no trabalho ou na igreja (inveja)? Ah, sem falar nas muitas mulheres que você já “pegou” na sua mente (prostituição).

            Guarde a sua mente, cristão! “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4.8). É dela que procedem também as virtudes cristãs, é a partir dela que os frutos do Espírito (Gl.5.22,23) podem ser evidenciados pelos atos do cristão. “Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. Se você só pensa em vingança, lascívia, se seus pensamentos maquinam histórias baseadas no seu orgulho próprio, como você poderá refletir a luz de Cristo? Como você iluminará este mundo (Mt. 5.14-16) se dentro de você está tudo em trevas? Nunca se engane: se sua mente for suja, seus atos serão o reflexo de suas ideias.

            Você sabe quem você é. E as imaginações construídas em sua mente dizem a você mesmo quem você é. Elas te informam sobre o seu potencial ofensivo. É por isso que um cristão, quando alertado pela própria consciência a respeito de certos pensamentos impuros, quando repreendido pelo Espírito Santo que está nele, deve aprender a controlar a mente para não pecar contra Deus. Ocupando a mente com as coisas do alto (Cl. 3.2), ela não mais será oficina do inimigo, mas uma fábrica de valores cristãos, que serão inevitavelmente evidenciados através de suas ações.

Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.