sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Minha carta aos desviados



Não, eu não tenho pena de você. A Bíblia é clara e você sabe disso...


Não tenho pena de você porque suas ações cotidianamente negam a crucificação de Cristo. Você nega o amor de Deus quando ignora os preceitos cristãos. [“Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata”. 2ª Co.16:22]. Você nega Jesus e o despreza com suas desculpas esfarrapadas. Você nega a existência de um Deus soberano com sua língua podre. [“A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente: peçonha de áspides está debaixo de seus lábios”. Rm.3:13]. Você ignora que Jesus é Deus e morreu por pecadores estúpidos como você e eu. [“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Rm.5:8].

Não tenho pena de você, “querido” desviado, porque você profana a igreja de Cristo. Com sua astúcia, tenta desequilibrar a harmonia entre os irmãos. Você não tem misericórdia dos missionários, evangelistas, pastores, presbíteros e diáconos quando abre a boca para acusá-los dos seus tormentos. [“(...) Que também vos sujeiteis aos tais e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha”. 2ª Co.16:16. “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós”. 1ª Tes.5:12-13. “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. Hb.13:17].

Não, a culpa não é deles porque você se desviou. A culpa é do seu coração perverso que é naturalmente voltado para o mal. [“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Rm.3:23. “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus”. Rm.3:10-11]. Você subestima o amor de Deus demonstrado naquela cruz quando iguala suas dores às dificuldades da vida cristã. Em nenhum momento Deus te prometeu vida sem tribulações. Todos os cristãos têm tribulações: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. 2ª Tm.3:12.

Não, não te darei tapinhas nas costas. Não se deve brincar com o Evangelho de Cristo. Jesus foi extremamente claro quando disse que “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”, Mt.6:21-23.

É interessante notar que Jesus fala de “crentes” de igreja. Expulsar demônios não leva ninguém para o céu. É bom observar que invocar a Deus também não leva ao céu. Profetizar e fazer maravilhas também não. Imagine você, desviado, que nem mais profetiza, nem ora, nem medita na Palavra, nem evangeliza, contudo ignora a santidade de Deus. Sabe para onde você vai? Eu sei que você sabe...

Um dia olhei para o céu e o vi vermelho. Vi chamas de fogo consumindo pessoas. Anjos caídos, gritos, dor, ranger de dentes. Olhei para o céu mais uma vez e vi, na imensidão, um mar de lavas. Depois olhei de novo e percebi que era o céu negro com muitas estrelinhas lindas, obra do Senhor. Havia imaginado um segundo mundo. Lá era tão imenso quanto o céu que você e eu podemos ver. Mas era tão quente que nem o sertanejo conseguiria sobreviver. Mas você estava lá! Eu te vi por lá! Você olhava pra mim, mas não conseguia falar. Você gemia, não conhecia o amor. Você continuava profanando o nome de Cristo, porque Ele não te conheceu. Você estava lá, eu te vi por lá!

Não, não tive pena de você. A justiça de Deus foi cumprida. Eu poderia estar contigo naquele lugar, mas, pela graça de Deus, eu não estava... [“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Ef.2:8]. É verdade, “amigo”, eu devia estar com você... Mas não estava. Jesus Cristo morreu naquela cruz e Deus me iluminou. [“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”. Ef.2:1]. Consegui reconhecer a salvação. Deus me deu o Espírito Santo. Eu não pedi. [“E Isaías diz ousadamente: ‘Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”. Rm.10:20]. “Então foi sorte?”, você pode indagar. “Sorte” não, meu “amigo”, foi graça. Um dom imerecido. Eu ganhei e você não. Sou melhor que você? Também não. Sou tão podre quanto você, mas a justiça de Deus foi feita. Deus me perdoou. [“O que Israel buscava não alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos”. Rm.11:7].

Isso dói? Vai doer ainda mais quando o “teu” salvador disser para ti: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt.25:41). Será que dói mesmo? Se dói, é porque você está entendendo o que estou querendo te dizer. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Hb.3:15). Será que dói o suficiente para você entender que é necessário “nascer de novo”? Será que dói o suficiente para você crer, de todo coração, que "o nosso Deus é fogo consumidor"? (Hb. 12:29).

Será que você consegue entender que fora de Cristo não há salvação? Você lembra quando o pastor pregava isso? “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At. 4:12). Será que dói o bastante para você entender que está sendo considerado inimigo de Deus?

Imagine você criar um vaso de cerâmica belíssimo. Você coloca no mais alto lugar da casa e mostra a todos que visitam seu lar. Você limpa com carinho, guarda, não deixa que ninguém quebre. De repente seu vaso tão lindo começa a se sentir poderoso demais... Ele começa a andar sozinho! Ele fala sozinho, se limpa sozinho... E ainda por cima diz que não precisa de você para mais nada. Aquilo que você produziu e cuidou, por tantos anos, agora te ignora. Seu vaso sai por aí se exibindo... Achando que é “gente”... Isso começa a doer em você... Seu vaso não te ouve, te despreza e se autodestrói aos poucos. Pois é, desviado, foi isso o que aconteceu entre você e Deus.

Será que dói? Ou será que você continua a desprezar? Jesus Cristo morto naquela cruz, Jesus Cristo humilhado por homens ignorantes e sem comunhão com Deus, Jesus Cristo santo, sendo Deus, desceu para sofrer por você... E você ainda ignora... Não, eu não tenho pena de você, desviado. Não tenho pena porque você ignora, você despreza, você desonra, você cospe, você pisa, você esmaga o Deus que amou a sua vida mais do que a dele próprio. Interessante, você faz tudo isso, mas é como se não surtisse efeito algum, pois Deus continuará sendo Deus Todo-Poderoso, imutável, maravilhoso, conselheiro, príncipe da paz, Pai da eternidade, formidável, infinito em bondade, em majestade, em magnificência, em grandiosidade, em inteligência, em conhecimento, em previsibilidade, em soberania... Não, desviado, nem você, nem suas ações têm capacidade para diminuí-lo.

Se não dói em você, peço só para que se lembre do que “vi”... “Um dia olhei para o céu e o vi vermelho. Vi chamas de fogo consumindo pessoas. Anjos caídos, gritos, dor, ranger de dentes. [...] Mas você estava lá! Eu te vi por lá!”. Mas se teu coração dói, não esqueça, Jesus morreu por amor, Jesus perdoa somente porque é amor, e não há pecado no mundo que possa superar a grandiosidade desse amor divino, pois é este o único amor que é eterno. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1ª Jo. 2:1).

Deus, por sua graça, ilumine você.

Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.