sábado, 1 de outubro de 2011

Deus mostra quem Ele é, o homem é que não enxerga!


Deus se revela aos seres humanos de maneira geral e particular. A doutrina da revelação natural explica que Deus confirma sua existência a todos os homens através da natureza e da consciência humana que, embora caída, possui caráter moral. Por causa do pecado, o homem não consegue compreender completamente Deus através apenas da revelação natural, por isso, o Senhor resolveu se mostrar ao seu povo através da revelação especial, sendo o Deus de Israel e depois falando através de Jesus Cristo. Posteriormente, aprouve a Deus conservar toda a revelação de forma escrita.

Deus é revelado através da natureza, da obra da criação. A própria vida terrestre fornece ao homem algumas informações sobre o seu Criador. A sua glória, seu poder, sua inteligência, seu senso de beleza, sua sensibilidade, enfim, toda a criação nos conduz a glorificar este Deus. O salmo 19 é prova de que Deus se revela através de suas obras, o que chamamos de revelação geral ou natural. As próprias crianças já nascem predispostas a adorar a Deus, pois o ser humano já nasce com a necessidade de glorificar o Criador. [Já existe, inclusive, uma tese formulada por pesquisadores do Instituto de Saúde dos EUA que comprova que a mente humana já está predisposta a acreditar em Deus. Embora o intuito da pesquisa tente desmoralizar a fé cristã, informando que realmente o homem que evoluiu continua predisposto ao misticismo e por isso continua tendo fé, a Ciência mostra claramente que a mente humana tem em si uma necessidade intrínseca de adorar a Deus. A Ciência pode até estar correta neste ponto, visto que, fomos criados à semelhança do Senhor, portanto, a pesquisa não contradiz a necessidade vigente do homem em adorar ao Deus Criador, ou seja, Deus se revela através da natureza, do cosmos, mesmo sem este homem pecador querer]. 

Contudo, a revelação natural é insuficiente para salvação do homem, pois este é caído em pecados e, por isso, a tendência dos seres humanos é esquecer Deus e não glorificá-lo como Senhor da natureza. O homem natural também não se submete nem mesmo à sua própria consciência, quando esta o acusa de transgressão, mas ele tem a tendência natural em pecar, além de confundir a criação com o Criador. Não é a toa que os índios adoravam o Sol, a Lua, os animais. O homem pecador, que só teve a revelação natural, não entende quem é o Deus da criação, o Senhor verdadeiro.   


Por ser a revelação natural insuficiente para o homem chegar ao conhecimento de Deus, não há salvação para ele se Deus não for revelado diretamente. Assim, Deus preparou o povo de Israel e a igreja para que Ele pudesse ser revelado a algumas pessoas. Deus se revelou a Israel através de conversas diretas com Noé, Abraão, Isaque, Jacó, com os profetas, enfim, com aqueles pelos quais Deus se revelou aos judeus. Depois, Deus se revelou à igreja quando Jesus veio à Terra. Deus se revelou diretamente ao homem através de Jesus. “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb. 1:1-2). 

Por saber que a natureza corrompida e a astúcia do diabo poderiam destruir toda a revelação particular de Deus ao homem, aprouve ao Senhor registrar, de forma escrita, toda a vontade dEle. Por isso, temos as Escrituras como nossa regra de fé de prática e sem elas é impossível Deus se revelar diretamente a alguém e salvar (“impossível” no sentido de que Deus deseja agora ser revelado somente pela Palavra, pois não fala diretamente como antigamente) . O próprio Jesus afirmou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. João 5:39. Só através das Escrituras o homem pode chegar ao conhecimento de Deus. Não há nenhuma interpretação particular dos escritores, mas Deus, através de seu Espírito, inspirou e preservou toda a revelação de maneira escrita. “...nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação [...] entretanto, homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2Pe.1:20-21).

 A pregação de Deus para o homem consiste na própria existência da natureza. Ao homem que não teve a revelação especial, essa é a única forma de Deus se mostrar a ele. “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos...” (Sl.19). “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebido por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Rm.1:20). 

Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.