sábado, 1 de outubro de 2011

A importância da interpretação das Escrituras


A doutrina da interpretação das Escrituras afirma que elas se autointerpretam. Os reformadores entendiam que nem todos os textos são muito claros, por isso a necessidade da interpretação. Há três correntes de interpretação das Escrituras: a espiritualista (alegórica, intuitiva e existencialista); a humanista (saduceus, renascentistas, escola crítica e criticismo histórico) e a corrente Reformada. Para interpretar corretamente as Escrituras, há princípios fundamentais, linguísticos e históricos. 

Não compreender claramente o que o texto deseja expor pode ocasionar a distorção do sentido real do texto, isto implica dizer que pode provocar o surgimento de sérias heresias. Os reformadores afirmavam que as doutrinas básicas para a salvação do homem, serviço e vida cristã são muito claras para qualquer cristão. Contudo, algumas passagens são mais obscuras por causa da língua, do contexto histórico e até mesmo porque o propósito final da Bíblia é revelar aquilo que Deus deseja que o homem saiba, e não tudo o que o homem deseja saber.

As correntes espiritualista e humanista distorcem o sentido real dos textos por se apegarem aos extremos do espiritualismo ou do racionalismo. Uma corrente espiritualiza demais os textos e a outra corrente eleva a moral como o maior interesse dos autores sacros. Todavia, a corrente Reformada chega para equilibrar esses pensamentos, pois reconhece o caráter divino-humano das Escrituras. A hermenêutica reformada é baseada em pressuposições teológicas e não humanísticas, por isso, se utiliza do método gramático-histórico. É necessário entender que as Escrituras são interpretadas em si mesmas e devem ser interpretadas com princípio de fé, sabendo-se que toda a Bíblia tem um único autor: o Espírito Santo de Deus. É importante também compreender o contexto, analisar se o texto deve ter interpretação literal ou figurada e interpretar os textos mais obscuros através de textos mais claros, que falem sobre o mesmo assunto.  

É interessante lembrar que o próprio Pedro, embora sendo salvo e crente em Jesus Cristo, afirmou que alguns textos escritos por Paulo eram difíceis de entender. “...há nelas coisas difíceis de entender” (2Pe.3:16). Isso implica dizer que é necessário, mesmo aos crentes, a busca da compreensão da Palavra através do estudo diligente da interpretação textual.

Embora os crentes necessitem estudar a Palavra de Deus para poder obter a compreensão mais adequada dos textos, as coisas fundamentais para a salvação e vida cristã são claras. Contudo, somente através da ação iluminadora do Espírito Santo as pessoas podem conseguir a salvação através da Palavra de Deus. Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co.2:14).

Eu acredito que a grande maioria das heresias existentes no meio protestante se deve a falta da hermenêutica genuína dos textos bíblicos. Sem a interpretação adequada, até mesmo o único meio de salvação, que é Jesus, pode ser distorcido. É necessário que as igrejas voltem à fiel interpretação das Escrituras e se arrependa de tantos erros doutrinários causados pela falta de diligência no estudo da Palavra do Senhor. 

Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.