sábado, 1 de outubro de 2011

A verdade revelada aos pequeninos


Interessante como tem tanta gente que não compreende o conteúdo bíblico. Alguns leem a Bíblia, tentam “decifrar” algumas passagens, mas não entendem o sentido real dos textos lidos. Alguns grandes intelectuais não se atrevem a ler a Palavra do Senhor e quando o fazem, distorcem tudo!
Jesus quando diz “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos” (MT. 11: 25), relata que era da vontade do Senhor que aqueles humildes discípulos compreendessem as verdades do Evangelho e não os doutores da lei. Tanto os escribas quanto os apóstolos conheciam acerca das Escrituras e sabiam que havia de vir o Messias, mas incrivelmente os sacerdotes não conseguiram reconhecer Jesus como o Cristo que haveria de vir, contudo, os mais humildes o reconheceram.
Jesus não está condenando a intelectualidade, mas está afirmando que sem humildade não há compreensão das Escrituras. Os discípulos foram capazes de seguir a Cristo primeiro porque era propósito de Deus para isto, segundo porque eram pessoas de coração humilde, aptas a serem instruídas pelo Senhor. Contudo, só é possível a compreensão da Palavra do Senhor por aqueles a quem o Espírito Santo ilumina, independente do nível intelectual que a pessoa tenha.
As Escrituras concedem sabedoria aos simples! “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Sl.19:7). Portanto, é possível, sim, uma pessoa com pouca instrução educacional compreender a essência do conteúdo bíblico. Compreender que é pecador, que Jesus é o Salvador e que é necessário o arrependimento de pecados para obter paz com Deus e esperança de vida eterna. A essência bíblica é de fácil compreensão para qualquer pessoa, seja a mais simples que for, porém, sem a iluminação do Espírito Santo de Deus, esta intenção de compreender a Bíblia torna-se impossível.
“Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (Sl. 19:8). A Palavra do Senhor ilumina a vida de quem lê e ouve a respeito dela. “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (Sl. 119:130). Os singelos de coração podem ser mais do que impactados pela Palavra, porque passam a ser guiados por ela. A Palavra do Senhor oferece compreensão sobre a vida, sobre tudo o que há no mundo e mostra-nos a quem devemos honra, louvor, adoração, fé, confiança e razão de vida. A Palavra do Senhor norteia aqueles a quem se achegam a ela, aqueles que buscam as verdades sobre Deus e sobre a vida. As Escrituras Sagradas são nosso Norte, nossa bússola segura, nosso alicerce.
Mas, é bom ressaltar que essa iluminação recebida pelos “pequeninos” ocorre através da Palavra e pela Palavra. “A fé vem pela pregação (ouvir), e a pregação (o ouvir), pela palavra de Cristo” (Rm.10:17). A é outorgada a todos os “pequeninos” e a todos os grandes intelectuais que Deus deseja que tenham, e a tenham através da própria Palavra de Deus. A Bíblia é exposta (pregada) ou lida por alguém, este alguém obtém a iluminação do Espírito Santo, que é concedida a todo aquele que o Pai quiser (“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Ef.2:8; “O que Israel buscava não alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos”. Rm.11:7; “E Isaías diz ousadamente: ‘Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”. Rm.10:20; “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor” Jo.10:16) e então, ela passa a iluminar toda a vida daquele que recebeu essa Palavra.
Alguns pontos se tornam obscuros na Bíblia para aqueles de pouca instrução nas questões históricas e de erudição linguística, mas jamais nas questões de fé e doutrina, estas são identificadas, através da leitura bíblica, pelos crentes iluminados por Deus. Por isso é que é de fundamental importância que os cristãos evangelizem! É por isso que em toda a História da Humanidade a Bíblia foi profundamente atacada e queimada. Não se enganem: ela tem o poder de transformar vidas, de iluminar e salvar “... desde a infância sabe as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2Tm.3:15).
É fácil descobrir um joio, nesse sentido, pois o joio lê a Bíblia e nada acontece em sua vida, é como se a Bíblia não oferecesse a ele absolutamente nada: são estes os não iluminados por Deus, que muitas vezes frequentam as igrejas e perturbam a paz da comunidade, provocam contendas e não se abatem por isso. Recebem instrução bíblica, mas não são guiados pelo Espírito Santo de Deus, justamente porque não se submete à Palavra do Senhor. Com suas ações negam tudo o que leem na Palavra. Por isso, repito, a questão da compreensão das verdades das Escrituras não é intelectual, mas de regeneração, de ser ou não ser povo de Deus.
Que os cristãos aprendam a valorizar mais a Bíblia, lendo-a e a fazendo conhecida. Foi este o legado que o Senhor nos deixou: só através da pregação dessa Palavra é que as pessoas encontrarão a Verdade e a plenitude da vida. Que não nos esqueçamos disso! Bíblia nesse povo!

Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.