sábado, 1 de outubro de 2011

Jesus chorou


Eu não entendo... Eu não entendo várias coisas, mas uma delas é o fato de Jesus ter chorado quando Lázaro morreu (João 11:35). Jesus sabia que poderia ressuscitar aquele homem, sabia que a morte era algo passageiro, mas ainda assim ele chorou. Por que Jesus chorou?

Na minha concepção, o choro representa fraqueza humana. A pessoa geralmente chora quando sente muito medo, saudade, dor, frustração ou tristeza. Mas Jesus era Deus e sabia que a morte não significava muita coisa para ele... Ou significava? Quando Jesus chegou local onde o corpo de Lázaro estava colocado, Maria, irmã do morto, lançou-se aos pés de Jesus e, por causa de seu desespero pela morte do irmão, disse a Jesus que se ele tivesse chegado mais cedo Lázaro não teria morrido.

O relato de João mostra que logo depois daquela cena, Jesus percebeu que não apenas ela, mas vários judeus estavam chorando por causa da morte de Lázaro. Jesus então, com muito pesar no coração, chorou. Talvez Jesus tivesse chorado por causa da dor daquele povo, não por causa de Lázaro, que sabia de antemão que seria ressuscitado, mas por causa da dor daquelas pessoas. Mas logo depois aquelas pessoas disseram: “Vede como o amava” (Jo. 11:36). Então as pessoas entenderam que Jesus sofria também pela morte de Lázaro. Mas por que o choro se ele sabia que Lázaro ressuscitaria?

Eu creio que Jesus sentiu a dor pelos que ficaram, Jesus sentiu saudade pela falta de Lázaro e Jesus sentiu a dor do sofrimento de Lázaro, pois provavelmente ele esteve por algum tempo doente. Jesus realmente pensava no próximo. Ele amava de verdade e, por amar, sentia dor de alma quando via alguém triste ou doente. Jesus amava com sinceridade. Jesus chorou porque mesmo sendo Deus ele também era homem, sendo que um homem perfeito. O exemplo de homem magnífico, íntegro e sincero até no choro.

Uma coisa que tenho aprendido, mas que não tem sido fácil aprender, é que Jesus cuida de mim e sente a dor que eu sinto porque ele me ama. Jesus sabe das nossas fraquezas porque ele realmente se importa. Jesus se importa com você. Ele chora não porque seja fraco, mas porque ele simplesmente te ama e não aguenta ver quem ele ama chorando! Não é a toa que ele fez questão de dizer que enxugará toda a lágrima (Ap. 21:4). Jesus sabe a dor de uma lágrima.

Antes de acreditar que Jesus não se importa com você e que ele “tem mais o que fazer”, lembre-se: ele chorou por Lázaro, por suas irmãs e por aqueles judeus que choravam pela morte daquele homem. Jesus chora por quem ele ama. Não esqueça que as lágrimas do Senhor são sinceras e as únicas que são perfeitas. Deus se importa com sua dor e, na pessoa de seu filho Jesus, provou isto.

Nunca esqueça que Jesus chora com sinceridade por você.


Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.