sábado, 1 de outubro de 2011

Perdoe!


“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondendo-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt. 18:21-22).

No comentário de Shedd, é dito que “Pedro quis ser generoso, pois as tradições dos rabinos falavam em perdoar até três vezes. A resposta de Jesus, tomando-se em consideração o que Pedro disse, significa que o espírito de perdão vai muito além dos mesquinhos cálculos humanos”.

Perdoar não é fácil. Há aqueles que dizem: “Ah, eu sou muito fácil para perdoar os outros. Eles fazem coisas ruins comigo e no outro dia já falo normalmente com eles como se nada tivesse acontecido”. Definitivamente, não creio nisso. Creio que existem pessoas que não se doem com facilidade, que relevam muitas bobagens que deixariam outros com muita raiva.

Quando se fala em “perdoar”, deve-se subentender que aconteceu algo muito grave, que quebrou o elo de harmonia entre as pessoas. Há quem diga que “errar é humano, mas perdoar é divino” e concordo plenamente com esta frase. O ato de perdoar não é restrito apenas aos convertidos, mas é um agir completamente divino. Imagine o caos que seria a Terra se todos os atos misericordiosos só estivessem restritos aos regenerados por Cristo! Não restaria “pedra sobre pedra” neste mundo!

Mas, como de costume, escrevo especificamente para os perdoados por Deus, mediante o sangue precioso de Jesus; esses perdoados, que sabem o que realmente é obter perdão divino, que compreendem que sem o sacrifício de Jesus é impossível ter plena paz e certeza de vida protegida por Deus. Aos regenerados, aos justificados pelo sangue do Cordeiro, a estes é que escrevo.

Talvez ainda não tenhamos a noção completa do que é ter sido perdoado por Deus. Não, realmente não temos noção. Não temos a noção da grandiosidade que é ser perdoado pelo Criador do céu, da terra, daquele que separou as águas da terra seca, que criou o Sol, a Lua, as estrelas, os répteis, o gado, as grandes árvores... (Gn.1). Não creio que tenhamos a noção total do que é ter sido perdoado por Ele.

O Deus que, mesmo sendo tão grande, veio até nós, viveu como um de nós, mas não era um de nós. Aquele que retirou sua coroa e por amor se tornou servo. O Rei dos reis, o Pai da eternidade, o Príncipe da paz (Is.9:6), o Alfa e o Ômega (Ap.1:8), o que não tem começo, nem fim, foi este que veio até nós, sofreu como um de nós, mas não morreu como um de nós, e nem a causa da sua morte foi a causa da nossa.

Jesus não morreu porque era pecador, mas nós morremos porque somos pecadores. Jesus Cristo morreu voluntariamente e sozinho, pois o peso dos nossos pecados o afastou do Pai. A santidade do Pai se afastou de Jesus por um instante, por isso Cristo exclamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt.27:46). Foi só então que a promessa foi cumprida, o véu do templo foi rasgado, o acesso livre a Deus foi outorgado aos homens. Foi este Deus que enviou seu filho unigênito, foi Ele que perdoou você, a troco de nada. Sim, seu perdão foi grátis, 0800!

Lembra das histórias relatadas pelos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João? Lembra das cartas de Paulo, Tiago, João e Pedro? O que Jesus fazia? A cura de leprosos, de aleijados, da mulher do fluxo de sangue, da multiplicação dos pães e peixes. Você lembra? O que Jesus pedia em troca? Ele pedia algo? Não, não pedia. Ele ensinava como obter a vida eterna, mas jamais pediu nada em troca para perdoar ou curar.

Esse mesmo Jesus foi blasfemado por muitos. Disseram que ele tinha demônios, rasgaram-lhe suas vestes, foi cuspido, violentado com chibatadas, humilhado, crucificado. “E como ovelha muda, ele não abriu a sua boca” (Is.53:7). Esse Jesus, que era o Deus “Eu Sou” (Ex.3:14; Jo.8:58) morreu por amor a você, para que o perdão dos pecados pudesse ser definitivo, sem mais a necessidade de sacrifícios realizados por homens.

Você acha mesmo que quando você peca Deus olha para você e te perdoa? Engano seu, querido irmão! Se Deus olhasse para nosso pedido de perdão, estávamos fritos! Deus olha para o Sangue do Cordeiro, é o olhar dele sobre este Sangue que perdoa você. Por pura misericórdia, Deus perdoa você. Se nós que entendemos o que é ser perdoado por Deus não temos a menor noção do que é isto na sua totalidade, quanto mais quem não é salvo pelo Sangue!

Creio que os não regenerados perdoam por necessidade, mas nós devemos perdoar o próximo pela consciência santa de um povo que reconhece o perdão de Deus para com as nossas vidas. Nós devemos perdoar porque Jesus é nosso maior exemplo a ser seguido. Devemos perdoar porque não há nada maior do que o perdão de Deus para conosco e, portanto, não há nada superior a isto que seja tão grave que não devamos perdoar.

Perdoe seu irmão! Perdoe os não convertidos! Perdoe quem te fez mal! Perdoe seus pais! Perdoe seus filhos! Perdoe seu pastor! Perdoe o irmão da sua igreja! Perdoe a igreja inteira! Quem é você para se sentir superior a Deus? Quem disse a você que seu sofrimento é superior à humilhação que Deus sentiu através de seu Filho encarnado antes e durante a cruz? Portanto, o perdão deve ser intrínseco a todos que se consideram sacerdócio real (1Pe.2:9).

Perdoe, mesmo sem querer, perdoe pela certeza de que o Deus que te salvou e te levou das trevas para a maravilhosa luz foi singularmente misericordioso com você. Perdoe, mesmo sem querer, porque quando isto acontecer, seu coração ficará leve, sua harmonia com Deus será mais forte e sua consciência do sacrifício de Cristo será bem maior. Perdoe, mesmo sem querer, porque o amor grandioso de Deus te cobrirá e te capacitará para ser, a cada dia, mais parecido com Ele.

A minha oração é para que o Espírito Santo de Deus te faça entender, um pouco mais, do que é ser perdoado pelo Deus de Abraão, Isaque e Jacó, pelo Deus que tudo vê, pelo Deus que ama e salva, pelo Criador do fogo e do Sol! Que Deus ilumine tua mente, para que você possa aprender a perdoar e ter a consciência de que o fato de “não perdoar” é uma falha, um ato pecaminoso e egoísta, que contradiz o significado de vida cristã ensinado por Jesus. Reconsidere o que Deus fez, e faz por você todos os dias, e perdoe já!


Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.