sábado, 1 de outubro de 2011

Nem sempre é bom ser bem-vindo!


É muito bom ser uma pessoa querida, bem-vinda em qualquer lugar. Popularidade sempre abre espaço para várias situações favoráveis àquele que a possui. Isso também significa dizer que a pessoa dotada de popularidade nunca está sozinha, mesmo quando deseja. É bom ser abraçado, ser ouvido, ser amado. Mas na vida cristã nem sempre essa realidade é possível.

Jesus Cristo foi amado por muitos, odiado por outros (João 8:59) e abandonado por alguns que não suportaram o peso de suas mensagens (João 6:66). O próprio Jesus advertiu os discípulos que se ele era o Senhor e estava sendo maltratado, não seria diferente com seus servos. “...não é o servo maior que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós.” (João 15:20).

Contraditoriamente, muitos cristãos não estão desejosos de carregar o peso da cruz, mas querem ser identificados como filhos de Deus e luz do mundo. Jesus Cristo fala claramente que segui-lo não é fácil. “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24). O peso da cruz é negar-se a si mesmo, para que Cristo resplandeça na vida do crente, a fim de que esta vida seja luz para o mundo.

Interessante que às vezes me pego em algumas situações difíceis, não tão diferentes quanto às enfrentadas por outros cristãos. Às vezes quando fazemos parte de conversas entre pessoas conhecidas entramos numa verdadeira “saia-justa”. Não queremos ser desagradáveis, mas ao mesmo tempo não podemos comungar com opiniões que divergem do pensamento cristão. São nessas horas que somos testados como verdadeiros crentes em Cristo Jesus, e são essas horas que muitas vezes nos isolam e nos prejudicam socialmente.

A verdade é que ninguém gosta de ser desprezado, mas seguir Jesus e entrar pela porta estreita (Mateus 7:14) é muitas vezes sinônimo de não ser bem-vindo em algumas conversas ou algumas situações. “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8:38).

Às vezes queremos até dar aquele “jeitinho”, dizer que não estão completamente errados, só até certo ponto. Tentamos encontrar caminhos para que as pessoas envolvidas na conversa não se chateiem conosco e não nos desprezem. Mas são nessas horas que não podemos vacilar como discípulos de Jesus. Se as opiniões delas são contrárias aos ensinamentos bíblicos e são posições que as levarão para a morte eterna, devemos ser luz para elas. Com amor, sem soberba, mostrando o caminho da verdade, podemos ser amigos de incrédulos e, ao mesmo tempo, sermos diferentes deles, levando boas-novas para eles.

Não tenha medo de ser humilhado por pessoas que não são convertidas a Cristo, porém, tenha medo de você ser uma vergonha para Cristo. Não esqueça que Jesus falou que se você se envergonhar dele, ele se envergonhará de você quando Ele voltar! (Marcos 8:38). “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36). Do que adianta você ser tão amado por todos os que te rodeiam e ser desprezado pelo próprio Salvador?

Por isso, não seja tímido quando estiver em qualquer conversa que te deixe num “beco sem saída”. Não tenha receio de ser rejeitado por aqueles que não conhecem Jesus. Seja luz, pois é o próprio Senhor que te fará ser luz. Apenas fale do amor de Cristo e conduza vidas ao conhecimento da Verdade: o Verbo encarnado (João 1), esta é a verdade. Quando você mostrar aos que estão em trevas a opinião que Jesus teria a respeito do assunto abordado na conversa de vocês, então aí brilhará a sua luz. Jamais se envergonhe de Cristo, honre-o como o Senhor de sua vida, Rei dos reis e Pai da eternidade. Leve o conhecimento que você tem a respeito de Deus para aqueles que estão nas trevas.

Que o Senhor te conceda graça para caminhar, de maneira sábia e firme, no caminho que conduz à salvação e levar esta salvação àqueles que necessitam de libertação. Que, a cada dia, o Senhor te conceda sabedoria!

Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.