sábado, 1 de outubro de 2011

Salva-me, Senhor!


Já acostumados a obedecer a Jesus, os discípulos seguem viagem de barco, a pedido do Mestre (Mt. 14:22). No meio do percurso, os discípulos se assombram com uma alma que anda sobre o mar! “É um fantasma!”, grita alguém no barco (Mt.14:26). A suposta alma, então, vendo o susto daqueles homens, replica: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” (Mt.14:27).

Interessante observar que aquele que diz: “Sou eu”, não fala abertamente seu próprio nome. Este alguém apenas diz: “Sou eu”. Pedro, talvez reconhecendo a voz de Jesus, porém ainda duvidando, responde: “Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas”.

Pedro teve um rompante de fé ou de dúvida? É bom ressaltar que é bastante perigoso utilizarmos a partícula “se” no início das frases. O “se” representa dúvida, com o “se” Jesus foi tentado três vezes no deserto. “Se tu és o filho de Deus...”; “...se prostrado me adorares...” (Lc.4:1-13). O “se” implica na proposta de um desafio, em que aquele que emprega o “se” quer uma prova daquele que recebe a mensagem. Pedro duvidou que aquele “fantasma” era, na verdade, Jesus.

Contudo, Pedro teve fé o suficiente para acreditar que se aquela alma fosse realmente o homem Jesus, este Jesus o faria andar por sobre as águas. O Pedro que duvida é o mesmo que acredita no poder de Cristo. Jesus, vendo a fé dele, mas já sabendo de antemão da sua dúvida, ainda assim, disse: “Vem!”. E Pedro foi! Pedro foi com fé! Pedro saiu do barco, no meio do “nada”, naquelas águas, ao encontro de quem ele acreditava ser Jesus. O relato bíblico afirma que ele, “descendo do barco, andou por sobre as águas” (Mt.14:29).

Interessante é notar que quando Jesus foi tentado pelo diabo, o Mestre não respondeu de acordo com o que satanás queria, mas foi enfático ao dizer que o Senhor não deve ser tentado (Lc.4:12). Porém, Jesus não foi tentado por Pedro. Jesus foi apenas questionado para que Pedro tivesse plena certeza que aquele que andava sobre as águas era realmente o Jesus que convivia com o discípulo. Pedro não propõe um desafio diretamente a Jesus, ele propõe um desafio àquele “fantasma” que ainda não dava para ter certeza que era Jesus. São, então, duas situações bastante diferentes.

Jesus, mesmo ouvindo o “se” de Pedro, não contesta sua falta de fé, mas simplesmente diz “vem!”. Pedro, tendo agora plena convicção de que aquele “fantasma” não era um fantasma, mas era Jesus, saiu provavelmente com grande afobação, visto sua personalidade sanguínea. Depois que se tocou que estava no meio do mar, andando por cima das águas, fazendo algo que é impossível aos seres humanos, teve medo e começou a afundar! Então, Pedro gritou: “Salva-me, Senhor!”. Pedro tinha plena convicção de que aquele que estava sobre o mar era Jesus, e que era quem iria salvá-lo de um afogamento.

Jesus já sabia que Pedro não tinha tanta fé assim para alcançá-lo, mas sabia da fé que Pedro tinha para ir ao encontro do Mestre. Jesus sabe até onde vai a nossa fé e sabe, que muitas vezes, quão pequenina ela é. Mas nem por isso Ele nos dá as suas costas, pelo contrário. É com esta tua fé pequena que Ele diz: “Vem!”. É nesta fé pequena que Jesus trabalha e a faz crescer. Pedro duvidou, mas com o “Vem!” de Jesus, ele foi! O “vem!” do Salvador surge depois que Pedro duvida e ao mesmo tempo deposita fé. Jesus aprimora esta pequena fé quando diz “vem!”.

Quando o vento bate, os problemas surgem, o percurso da vida fica difícil e duvidamos, começamos a afundar, como aconteceu com Pedro. Quando o discípulo grita “Salva-me, Senhor!”, é o mesmo que dizer: “Pai, aumenta minha fé! Porque é pequena”. Pedro conseguiu andar por sobre as águas até que desconfiou e afundou! Mas ele não afundou por completo, porque gritou por socorro! Jesus o salvou de sua incredulidade e o reergueu.

Muitas vezes temos a tendência de começar o caminho com o Senhor, seja como novo convertido, seja como um missionário, pastor ou alguém que trabalha para o Senhor, ou também quando estamos em períodos de grande tribulação relacionados à saúde ou família. Porém, antes de chegar ao fim, duvidamos. “Será mesmo que Deus está comigo?”. É grande a tendência de querermos esconder até do próprio Deus a nossa incredulidade. O que devemos fazer é não ter medo de dizer a Deus que duvidamos! Precisamos aprender a gritar: “Salva-me, Senhor!”; “Não tenho fé suficiente para andar sobre as águas!”.

Veja que interessante: Pedro duvida, mas deposita fé. Jesus aprimora a fé de Pedro dizendo: “Vem!”. Pedro confia no Senhor é vai! Por um instante, Pedro duvida e começa a afundar. O próprio Pedro é quem grita: “Salva-me, Senhor!”. E lá vai, novamente, Jesus aumentar a fé de Pedro: “E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt.14:31).

Jesus sabe que nossa fé é pequena! Mas nem por isso deixa de nos ajudar. Jesus também ensina que se tivermos fé, poderemos andar sobre as águas! Deus não está te dando as costas só porque tua fé é pequena! Não é pecado pedir a Deus para aumentar a fé. Tomé também duvidou e Jesus aumentou a fé dele (Jo.20:24-29). Os discípulos chegaram a pedir a Jesus para aumentar a fé deles (Lc.17:5), porque o que eles estavam ouvindo extrapolava os limites da fé que possuíam!

Não podemos desistir dos empreendimentos realizados para a glória do Senhor! Não deixe de caminhar com o Pai na sua vida espiritual só porque tua fé está pequena. Não abandone o projeto de missões que Deus está colocando em teu coração porque tua fé é pequena. Não abandone o campo missionário em que você está porque sua fé não enxerga o que Deus pode fazer. Apenas grite: “Salva-me, Senhor!”. Se tua fé está pequenininha, não se constranja perante Deus, pois Ele te conhece perfeitamente e já sabe que você duvida. Jesus está esperando apenas que você seja humilde e peça: “Pai, aumenta a minha fé!”, antes que você desista de tudo.

O final da história é maravilhoso. Pedro foi resgatado por Jesus, Jesus questiona a pequena fé de Pedro como quem diz: “Não está vendo que estou aqui? Não está me enxergando? Eu estou aqui!”. E, por fim, Jesus é adorado por todos os que estavam no barco: “Verdadeiramente és Filho de Deus!” (Mt.14:33). Jesus está dizendo o tempo inteiro: “Eu estou aqui!”. E por que você ainda duvida?

Você precisa compreender que Jesus está sobre as águas e quer te resgatar do mar, porque Ele não deseja ver você afogar. Não tenha medo, não duvide, porque Ele vela por ti, dia e noite. Jesus está de olho em você 24 horas, não para te condenar, mas para cuidar de você! Não entende? Você só precisa clamar ao Senhor para que Ele te acrescente fé e você nunca mais duvide! Não esqueça que Jesus começou com você, portanto, Ele estará com você até o fim! “Homem de pequena fé, por que duvidaste?”.

Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.