sábado, 1 de outubro de 2011

Saia do seu mundinho gospel


Tenho certeza que todo mundo já passou na vida por situações que tentaram mudar seu conceito de “vida” ou que simplesmente conseguiram transformar esse conceito. Em certas ocasiões o melhor mesmo é se fechar para as novidades, mas em outras, é realmente Deus tentando mostrar a você que o mundo não é do jeito que você sempre pensou.

Acontecimentos marcantes ou pessoas extraordinárias nos fazem mudar de mente e de postura, seja com relação aos sentimentos, à família, aos amigos, ao emprego ou aos estudos. Às vezes, quando abrimos nossa mente para a inovação percebemos quanto estávamos perdendo, ou caminhando para perder, coisas boas da vida. Quando somos fechados e abrimos o coração para ouvirmos mais os outros, ganhamos muito. Quando dependemos muito de alguém e decidimos não mais depender, crescemos porque aprendemos a caminhar sozinhos.

O mesmo acontece com relação aos nossos gostos. Abrir a mente e o coração para o novo nem sempre é sinônimo de fraqueza. Passar a tratar bem as pessoas que não comungam das nossas ideias e que muitas vezes nos tratam mal por trás é simplesmente crescer. Não estou dizendo que você deva aceitar tudo o que vê, sente ou ouve, pois é essencial termos uma base sólida. Mas quando essa solidez nos trava e não nos faz crescer, é bom rever nossos conceitos.

É interessante que Jesus Cristo se dava muito bem com pessoas excluídas da sociedade. Ele conversava com gente digna do inferno e as tratava muito bem. Jesus dialogava com prostitutas, pescadores, cobradores de impostos, leprosos, cegos, deficientes físicos, enfim, com gente de carne e osso que precisava de ajuda. Ele amava aquelas pessoas que eram mal vistas pelos ricos e poderosos, que eram rejeitadas pela alta sociedade.

Mas Jesus Cristo foi mais além. Ele nunca ordenou que seus discípulos se fechassem e cumprimentasse somente os que proferissem a fé cristã. Diferente de muitos crentes que se consideram mais espirituais que outros, Jesus Cristo falou que não há recompensa para aqueles que amam somente aos que nos amam, pois os publicanos faziam também a mesma coisa. E ainda completa dizendo que se saudarmos somente os nossos irmãos, o que fazemos de mais? E ainda diz que essa postura de cumprimentar apenas os de nosso convívio cristão é o mesmo exemplo de vida dos que não proferem essa fé. Ou seja, Jesus está querendo dizer que não podemos nos fechar completamente para os não cristãos. (Mateus 5:46-47).

Não podemos deixar de ser luz, pois Jesus era luz, andou em meio às trevas, porém não foi trevas, mas luz. É esse o exemplo que devemos seguir. Não podemos nos fechar em nosso mundinho “gospel”. Precisamos fazer amizades com espíritas, com católicos, com muçulmanos, com ateus, mas sempre sendo luz na vida deles. Precisamos fazer com que eles nos enxerguem como esperança! “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho” (1ªJoão 5:10a). Somos testemunhas do amor de Deus, da transformação de Deus, da conversão genuína a Cristo. Através da luz que há em nós, os nossos amigos descrentes irão chegar até Jesus. Se nos fecharmos em nossas quatro paredes, como poderemos iluminar?

Quem cresce na igreja como eu cresci acha até difícil isso acontecer, mas pelo menos está acontecendo comigo. Deus está me dando muitas oportunidades com desviados. E a maioria deles, na verdade, nunca se converteram. E eles gostam da nossa companhia, pois além de respeitar, sabem que estão errados e precisam mudar. Eles nos ouvem, muito embora não obedeçam à Palavra do Senhor, mas nos ouvem. Talvez o próximo passo seja Deus me conceder amigos totalmente descrentes. Mas lembre-se: nem todas as amizades necessitam ter o mesmo nível de intimidade e confiança.

Esteja aberto ao próximo e ouça mais os outros, sendo cristãos ou não. Abra-se para o novo quando possível, mas antes disso, tenha uma postura cristã sólida. Sua mente e sua visão social se transformarão como você nunca imaginou. Cresça em outras áreas também. E, tendo base cristã sólida, abra sua mente para a cultura, desfrute o que de bom há no mundo, pois foi Deus quem te deu. Não se feche, seja feliz!

Que Deus te ilumine.


Caline Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.